quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Imaculado Coração de Teresa

"Agnes Gonxha Bojaxhiu" Madre Teresa de Calcutá

Desde do início deste bloque que pensei nunca abordar temas políticos ou religiosos. Mas perante a grandeza desta mulher, vou abrir uma excepção.

Passaram 10 anos sobre o falecimento de Madre Teresa de Calcutá - a mãe dos pobres, dos doentes e dos desprotegidos. Guerreira anti-miséria que varre a Índia e o Sri Lanka e outros lugares (que eu vi in loco) e contra o despotismo mascarado vaticanista. Os "capatazes" dos impérios deste planeta, deveriam chorar de vergonha, perante a grandeza e a mesiricórdia desta pequena grande mulher.

Após a sua morte foi publicado o livro «Madre Teresa: Vem iluminar-me». Ou estamos perante o duvidar da existência de Deus, ou perante um golpe de marketing da igreja ou de algum iluminado que quer encher os bolsos. Madre Teresa revela nessa obra que se tornou céptica quanto à existência de Deus. ... Caíu o Carmo! "Crise de fé" ou "A Noite Escura" como lhe chamou São João de Deus, gritam os fundamentalista cristãos. Nasceu a polémica sobre a sua canonização, mas Madre Teresa não necessita de autorização do Vaticano para ser Santa!? Ela foi toda a sua vida, mais Santa que todos os Papas e os seus clãs.

Vi esta madrugada num canal T.V. português (cujos inteligentes sabem bem, a que horas devem passar estes programas, porque nas horas em que os auditores estão acordados, passam o cinema pimba -telenovelas), uma entrevista com um Padre quelque chose, sobre esta temática. Só vos digo, que me mijei a rir das respostas atrapalhadas do eminitente Prior, às perguntas da jornalista. Este "pobre" padre, bem tratado, bem vestido e calçado, e creio bem cheiroso, como qualquer vulgar político, dizia (com um sorriso de soslaio) que a Madre Teresa como todos os crentes, tinha crises de fé e dúvidas. Que insensatez monstruosa! Ora ...Se este religioso burguês chafurdasse na fome, na lama doentia, na estupefacção daqueles corpos e no choro daquelas crianças sem pais nem futuro, perguntaria como a Madre Teresa (que viveu toda a sua vida nessa podridão), aonde está Deus? Mas ele só sabe que Deus está ; nas igrejas, nos colégios e universidades católicas, nos escritórios de gente famosa, nos templos de ouro, nos bancos, nas multinacionais, nas poderosas armadas de guerra das super potências e digo eu, no quintal do meu vizinho que não tem quintal. - Que hipocrisia a dos pastores do rebanho de Deus !?

Ficam dois pensamentos da querida Madre Teresa de Calcutá.

"Nem bombas nem armas podem melhorar o mundo, usemos o amor e a compaixão". (um bom conselho ao Sir George Bush e seus capangas, e ao Vladimir Putin)

"Se um dia fôr Santa, serei com certeza a Santa da Escuridão! Estarei continuamente ausente do Paraíso"

Adoro Madre Teresa de Calcutá, assim como adoro o genial Mahatma Ghandi.