segunda-feira, 14 de junho de 2010

O Tarzan de Lagos

Para uma escalada até à rocha mais alta da Praia da D. Ana ou da Batata, um grito à Johnny Weissmuller e um mergulho fantástico nas cristalinas águas da nossa baía, só o Carlos Tarzan.


Carlos Manuel Murtinheira Martins "O Tarzan"
Filho de uma lacobrigense e de um farense, nasceu em 29/01/1945 e faleceu (de doença prolongada) em 19/08/2005.
Homem bonito, alto, elegante, de fino trato, inteligente, tolerante e de um out feet hollyodesco soberbo, pelo qual as girls estrangeiras se derretiam de amores e os magnatas da cidade, de inveja. Autodidacta de qualidade quer na pintura quer na escultura e um anarquista nato.
Na meninice brincamos aos cowboys, aos mosqueteiros, chutamos bolas de trapos, fizemos deslizar arcos, carros-de-ladeira, peões e berlindos. Passaram os anos e nos 60's e 70's curtimos; charros, Jack Karouace, John Steinbeck, Beatles, Yes e Emerson Lake and Palmer, etc.
Era "um" diferente, recusou o fato e a gravata e foi em Lagos o pioneiro dos cabelos compridos, dos anéis coloridos e das roupas "à hippie". Cedo revelou uma grande curiosidade e aptidão para a pintura e escultura, a qual esculpia com arte e engenho. Deixou um espólio de dezenas e dezenas de trabalhos que não quiz vender e que na minha opinião deveriam ser analisados por entendedores.
.
*(Um agradecimento à Susana (Suiça) a sua companheira, que nos deixou entrar nos seus aposentos para uma pequena conversa e fazer algumas fotos de trabalhos do Carlos).



Auto-retrato
Os seu aspecto físico, psicológico, e emocional, é bem visível neste auto-retrato.


Carlos, deixo-te esta pequena homenagem em nome de todos os teus amigos.
(as fotos do Carlos foram as possíveis)


Filme que descobri no youtube com o Carlos Tazan, o Catulo e o Chico Albardeiro.

(Postado por Pikapapigrafo)