O Augusto da Luz (para os amigos "o Augusto da muleta"), natural de Lagos, casado com a D. Maria Viana, foi um dos pioneiros da Guitarra (fado) Portuguesa no Algarve.
Com a sua boa vontade e redobrando o seu empenhamento, estava sempre à disposição para colaborar em festas, espectáculos, revistas, etc.
Lembra-me dele nas noites quentes de verão, à porta sentado (na Rua Concelheiro Joaquim Machado), cantarolando e fazendo gemer a sua guitarra como ninguém, em trinados de arrepiar. Foi um músico que não chegou ao "estrelado" porque Deus assim não quiz. Tinha muito talento que não o cultivou, por razões inquietantes que todos lacobrigenses desse tempo conheceram. Mesmo assim, gratificou a sua cidade Lagos, sem nada receber em troca. Faleceu à 40 anos mas nunca me esqueci dele. A foto acima é de um quadro de uma revista realizada pelo meu pai (José Gaspar) e alguns amigos, num clube que a cidade deixou fechar, o Clube F. Marítimo "Os Lacobrigenses".
Augusto da Luz acompanhava com o José Luiz da Glória (ex-proprietário da livraria Garret) a artista nacional Maria Dilar. Ainda na foto - o Marciel e o Silvestre Ferro.