segunda-feira, 30 de julho de 2007

O corridinho é algarvio ?



Divulgado pelos alguns folcloristas, com duvidosa autenticidade e gosto,
o corridinho é uma expressão musical e corporal cuja propriedade
que ao contrário do que se diz (e muito bem) não é só algarvia,
pois existe e é tradição em muitas outras zonas do país.
Alguns musicólogos e historiadores atribuem a sua origem,
a uma importação europeia do século passado e que tem as suas
raízes na polca e no schottish.
Em primeira mão era tocado por duas ou três Gaitas (harmónicas)
e os seus tocadores diziam e com razão que o corridinho vinha do fado. Também penso que sim. É evidente que o fado corrido tem a ver com
corridinho, na só nas palavras como na forma.
O corridinho que corre em outros sítios é também
escrito em 2/4 mas é mais valsejado, talvez influências do vira e da chula .
Fica no entanto a certeza que a dança é de facto algarvia.
O repicado, o rebatido e a escovinha são coisas da gente do algarve.

música e letra
de Armindo Gaspar
CORRIDINHO MALANDRECO

o corridinho
deve ser ligeirinho
e também atrevidinho
pr' as moças animar

voam as saias
e as blusas de cabraia
côr do campo mar ou praia
nunca param de rodar

entra a escovinha
e a roda miudinha
anda cá moça qu'és minha
faz miar o meu tareco

e é nas fogueiras
que há desfolhadas brejeiras
algarvias brincadeiras
corridinho malandreco bis

refrão


óh zé
aperta-me nos teus braços
tem cuidado co's meus laços
que me estás a aleijar

maria
eu não te deixo fugir
à igreja quero ir
para contigo casar


*A foto lembra quatro pares do Rancho Folclórico de Lagos
dançando o corridinho.
O Sr. da esquerda era o José Gaspar (meu pai) fundador do grupo
e um Senhor que a cidade de Lagos esqueceu.