sexta-feira, 26 de julho de 2013

O folclore do nosso Algarve

O folclore é uma festa que une todas as tradições, crenças e lendas de um país, pertencem ao folclore; a mitologia, as crendices, as lendas, os folguedos, as danças regionais, a linguagem típica de uma região, o artesanato etc.
O folclore é reconhecido como uma ciência que estuda a cultura popular de uma nação e deve ter direito aos incentivos públicos e privados como qualquer outra manifestação cultural, o que muitas vezes não acontece.
O meu gosto pelo folclore vem das minhas raízes - os meus pais - foram eles que me fizeram desfilar à frente do Rancho dos Pescadores e Rendilheiras de Peniche quando ainda tinha 7 anos. Já neste Blog publiquei a história do meu pai - José Gaspar - e toda a sua actividade em prol do folclore de Portugal. Começarei hoje a divulgar alguns agrupamentos da nossa zona barlaventina, que não são do conhecimento de muitos de vós:


Rancho Folclore da Vila do Bispo (já desaparecido)


Dançando no largo da Igreja


Budens





Rancho Folclórico da Casa do Povo de Budens





Esta será talvez a 1ª formação do Rancho de Budens






Uma formação infantil



PS. Fotos de sites de Budens e Vila do Bispo e do casal amigo, Joaquim Rio e Maria da Graça de Espiche. O nosso obrigado.