sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O "vínculo" de Vasco Pulido Valente

Devorada pelo "monstro"

Passei os olhos pelo "Público" de 10 de Setembro de 2011 e extraí este artigo de Vasco Pulido Valente, que vem ao encontro de uma opinião minha de há largos anos e que deixo à apreciação dos amigos que habitualmente visitam este Blog.


O "VÍNCULO"



Há em Portugal uma casta priviligiada que não pode ser despedida ou despromovida, que vai crescendo sempre em necessidade ou razão visível, que se criou por influência pessoal ou política e em que ninguém se atreve seriamente a tocar. Já se percebeu que estou a falar do funcionalismo público, de que fazem parte nada menos que 700 mil criaturas (se as contas estão certas, o que é duvidoso). Em campanha eleitoral, o PSD, o CDS e, de quando em quando, o PS costumam prometer que vão reformar o Estado, sabendo perfeitamente que não o podem reformar (como coisa distinta de o ir aumentando) por causa da enorme multidão que ocupa e que tem com ele um "vínculo" indissolúvel e perpétuo. Esta extraordionária mentira explica, em grande e boa parte, a Crise Portuguesa.





O artigo continua até acabar neste final;



Este governo já contratou à volta de 5 mil pessoas (parte, fatalmente, "com vínculo"). Quantas despediu? Mais mal pago, o "monstro" continua, imperturbável, a devorar o país.